🎨🧶 Projetos “Arte para Liberdade”, “Amigurumi Solidário”, “Tecendo o Bem” e “Acessibilidade Cidadã” 💫
- Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

🎨🧶 Projetos “Arte para Liberdade”, “Amigurumi Solidário”, “Tecendo o Bem” e “Acessibilidade Cidadã” 💫
A arte vem transformando vidas dentro das unidades prisionais do Paraná. Na PEF III – Unidade de Progressão, os projetos Arte para Liberdade, Amigurumi Solidário e Acessibilidade Cidadã desenvolvem criatividade, capacitação e esperança 🖌🧸🛠.
Enquanto isso, na PFF UP, o projeto Tecendo o Bem fortalece autoestima e auxilia na reintegração social através da produção de amigurumis 🧶💗.
A execução desses projetos só é possível graças ao apoio constante da Vara de Execuções Penais de Foz do Iguaçu, que tem atuado de forma sensível e comprometida com iniciativas que promovem a ressocialização e oferecem novas perspectivas às pessoas privadas de liberdade ⚖🤝.
🗣 Dra. Juliana Arantes, juíza da execução penal:
“São pessoas que, apesar de não terem treinamento técnico, têm talento, vontade e esperança em um futuro melhor que o presente que estão vivendo, e isso é uma lição que a arte nos traz — a capacidade de sempre sonharmos.”
O projeto Arte para Liberdade* dá vida a quadros decorativos pintados à mão 🖌🖼, refletindo emoções, histórias e sonhos de quem os criou.
Já o Amigurumi Solidário* encanta com a produção de lindos bonequinhos de crochê 🧸, feitos com muito cuidado e carinho. Além de arte, é um exercício de empatia, paciência e superação 💛.
E o Acessibilidade Cidadã* transforma paletes em móveis funcionais como estantes, bancos e mesas de apoio 📦🪑. A iniciativa promove a sustentabilidade, capacita os participantes em marcenaria e contribui com instituições que recebem as peças produzidas ♻❤.
Enquanto isso, na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF UP), o projeto *Tecendo o Bem* 🧶 também transforma linhas em esperança. As participantes desenvolvem amigurumis que, além de fortalecerem a autoestima, também colaboram para a reintegração social e até para a remissão de pena ⏳💗.
📍 As obras dos quatro projetos estão em exposição na Fundação Cultural de 15 a 29 de julho. Venha conhecer histórias de transformação, força e recomeço. 💫👐

















