Um marco na luta por justiça e dignidade!
- Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu
- 8 de jul.
- 2 min de leitura

Na última sexta-feira, 04/07, o Conselho da Comunidade de Foz do Iguaçu, e o Conselho da Comunidade de Curitiba (@conselhocuritiba), em parceria com a FECCOMPAR (@feccompar), realizaram a I Conferência Livre para Mulheres Privadas de Liberdade, qual aconteceu nas 3 maiores unidades penais do Estado do Paraná (PFP, CIS e PFF-UP) — um momento inédito, potente e profundamente necessário.
🗣 Com o tema “As mulheres, os territórios e as cidades”, a conferência abriu espaço para escuta, diálogo e construção coletiva com foco em um dos grupos mais invisibilizados da sociedade: as mulheres que vivem em privação de liberdade.
💔 O evento foi um chamado à consciência coletiva. Foi a reafirmação de que essas mulheres têm história, têm voz, têm direito à dignidade — e precisam ser protagonistas na construção de políticas públicas que considerem suas realidades, seus territórios e os desafios do retorno à vida em liberdade.
💬 Durante a conferência, foram debatidos quatro eixos fundamentais para garantir uma escuta real e ações concretas:
🔹 Eixo I – Respeito, cuidado com a saúde e um ambiente prisional mais acolhedor.
🔹 Eixo II – Justiça para todas.
🔹 Eixo III – Estudo, trabalho e geração de renda.
🔹 Eixo IV – Construção de novos caminhos e novos projetos de vida.
🌍 Cidades que acolhem, territórios que escutam, políticas que transformam. É disso que falamos quando lutamos por justiça social com um recorte de gênero e raça.
✨ Essa conferência foi só o começo. Seguiremos firmes, organizadas e comprometidas com um futuro em que ninguém seja abandonada.
Agradecemos aos incentivadores: Ministério Público do Estado do Paraná, Conselho Municipal da Mulher, Conselho Estadual da Mulher, @semipi.parana, @deppen.parana, @cevige_oabpr, @defensoriapublicapr, que tornaram possível essa ação.
#ConferênciaLivre #FECCOMPAR #MulheresPrivadasDeLiberdade #DireitosHumanos #JustiçaParaTodas #TerritóriosDeLuta #CidadesQueAcolhem #LiberdadeComDignidade #MulheresEmMovimento #ReintegraçãoSocial












